{ the cooking duck } outros sabores








|fotos: Carla Martins|
Noodles de courgete com tomate assado


dos meus quatro avós, três eram magos na cozinha. um deles, que nunca cheguei a conhecer, fazia disso profissão e tratava as coisas doces por tu. com tanto antepassado (genético) e com tanto gosto em degustar qualquer tipo de comida, não faria sentido não cozinhar. sou grata por ter recebido este gosto, esta vontade e este querer!


tenho a sorte de poder fazer quase todas as refeições em casa, ou prepará-las com pouca antecedência para que as possa levar e consumir fora de casa. torna-se um desafio cozinhar todos os dias e (em quase) todas as refeições, principalmente quando listas é coisa que detesto fazer! (embora adore cadernos, embora faça listas amiúde, embora as listas sejam muito importantes no meu dia-a-dia)





mantenho na memória um registo diário do que vou fazendo, uma espécie de relicário de receitas, técnicas, utensílios e ingredientes; empilho nas prateleiras alguns livros de cozinha (com muita pena minha, ainda não tenho o Pantagruel!) - vários deles herdados, outros bastante antigos; consumo avidamente as produções de muitos blogs de cozinha. pratico muito e tento, tanto por gosto como por questões de saúde, manter os vegetais e a fruta como elemento principal da minha dieta (e não é dieta no sentido de perder peso, do pouco calórico ou light!).
por brincadeira, há uns meses atrás, comecei a registar os pratos que vou fazendo. ficou o bichinho e não passa semana que não o faça, pelo menos, uma ou duas vezes. aliás, descobri que fotografar comida (ou tentar!) é, para mim, a forma mais natural de fotografar e isso mudou a forma como olho as coisas (das triviais ao trabalho) e a forma como pego e uso a máquina para as registar. é um prazer que tenho repetido e repetido, como repetimos uma comida que nos deixa a salivar.


quando outro dia tropecei nesta receita, fiquei de orelha em pé (aliás, a house in the hills tem coisas-receitas fabulosas!). marquei-a para um futuro breve. hora chegada, fiz o que, invariavelmente, faço: ao proposto acrescentei (um pesto de espinafres, com parmesão) e troquei técnicas (em vez de assar no forno, utilizei um grelhador de fogão em chapa onde coloquei o tomate em papel de alumínio e adicionei um alho cortado ao meio - que acabou também por assar).

ficou delicioso! aconselho a quem goste mesmo de vegetais e não se importe de passar uma refeição principal sem proteína animal. bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário