meia-série água - experiências fotográficas nos lagos da Fundação Gulbenkian


a meia-série água - experiências fotográficas nos lagos da Fundação Gulbenkian, surge como exercício final duma curta formação no âmbito da fotografia - programa Descobrir*.

a (minha) ideia inicial incluía registar as acções e interacções dos patos nos Jardins Gulbenkian e o trajecto que tinha delineado estava longe deste resultado final. duma representação meramente realista (dos patos em terra e dos patos na água ou por onde eles andassem) e por entre conversas com as formadoras** - mais as explorações no photoshop elements, surgem estas imagens. oníricas, abstractas. a cor das fotografias originais deu lugar ao preto-e-branco.  o recorte de pormenores encaminhou-me para o movimento da água e a água levou-me ao efeito espelho. do vertical passei para o horizontal e, ante os meus olhos, surgem estas manchas. oníricas, abstractas. recordei os borrões de Rorschach. a meia-série nasce. livre e aberta à interpretação de cada um de nós.



*para quem não conhece, o Descobrir é um programa que oferece uma série de actividades, incluindo cursos para maiores de 18 anos, sempre numa perspectiva de ligação aos museus da Fundação e de pendor artístico.
** Susana Anágua e Maria João Carvalho



meia-série água

Sem comentários:

Enviar um comentário