as margens do Douro










|fotos: Carla Martins|
Margens do Rio Douro, Portugal

gosto do Verão, gosto do calor. é a minha estação favorita. e é quando, normalmente, posso (podemos) viajar. mesmo que de viagens curtas se tratem. por isso, estas estradas nas margens do Rio Douro me souberam tão bem. porque foram vistas no início do Outono e me fizeram tropeçar nas minhas cores favoritas. e as castanhas? imbatíveis! é impossível superar este espantoso fruto, que por tantas tonalidades passa, tão quente no seu paladar. parar em recantos, escondidos e cheios dos despojos que não deviam lá estar, do despontar da Natureza, dos cursos de água, das videiras. porque foram estradas percorridas devagar, ou melhor, vagarosamente (que ninguém gosta de atrapalhar ninguém), bebendo os pormenores e apreciando o momento. por entre pequenas povoações, gente que se preparava para as visitas domingueiras. rasgos de luz num céu cinzento dum dia quase frio. porque não havia dormidas marcadas e fomos parar onde o sono nos mandou (e tão bem que Peso da Régua nos acolheu!). porque o rasto que as embarcações deixam no leito é único, calmo e dá vontade de entrar para sentir o balanço. porque a fome aperta mas há que escolher bem o sítio (com vistas deslumbrantes) e a boa comida (ai as batatas no forno!). porque o final da viagem nos fez entrar no Porto, ouvir boa música, conversar com boa gente. 

2 comentários:

  1. Ahhhh, também me metia no carro para passar uns dias no Douro. Mas era preciso não ter chuva, para poder passear e respirar ar puro!
    As fotografias estão bem giras!

    Bjs e bom fim-de-semana!
    Marta

    ResponderEliminar
  2. Quero lá voltar, de certeza! E andar de barco, quem sabe um cruzeiro. Mas sim, com chuva não dá que aquelas estradas são perigosas e estreitas.
    Beijinhos!

    ResponderEliminar