Siena { Toscana, Itália }









|fotos: Carla Martins|
Siena, Toscana, Itália

provavelmente já vos terá passado pela cabeça que há aqui uma fixação por Itália. e esse pensamento não é de todo descabido, tal a quantidade de cadernos de viagem sobre o país e as suas cidades. mas a questão passa mais pelo próprio Mediterrâneo e pelos seus povos. pelos séculos de História, pelo imenso património cultural, gastronómico, pela cor do céu e pelo calor. e de facto, os últimos anos têm sido passados a viajar à volta deste Mar e das suas tradições.
o lugar hoje é para Siena. com muita pena nossa, vista apenas num dia. a cidade fez parte dum enorme roteiro de viagem, cuidadosamente preparado. e dum Verão extremamente quente, muito quente mesmo! (e olhem que calor é comigo, quente é comigo e resistência a isto tudo é comigo!). a ideia era ter lá ficado, pelo menos, uma noite mas, para que não andássemos de bagagens às costas, a opção recaiu em pernoitar em Florença e deslocarmo-nos, em ida-e-volta num mesmo dia, de comboio. (aliás, o comboio é um meio de transporte eficiente, prático e em conta em Itália. qualquer viagem que planeiem fazer por este país, considerem sempre as ligações ferroviárias - se o roteiro não for de carro).
e Siena é uma cidade que encanta. é relativamente pequena, tem um casco medieval extraordinário (vejam a foto da geringonça para prender a correia dos cavalos) e dá prazer circular pelas suas ruas. acho que foi das cidades em que mais fotografias tirei de máquina apontada para cima. confesso, uma das minhas obsessões são as janelas. e estas de Siena são maravilhosas!
pois bem, assim duma forma muito rápida (tal como o dia), chegados à cidade fomos directos à Catedral. um sol tórrido e uma fila enorme para comprar as entradas. quando digo tórrido digo mesmo insuportável. o que me valeu foi sombrinha-de-sol comprada numa das cidades anteriores (e que agora me acompanha na maior parte dos passeios citadinos, seja onde for) - porque se assim não fosse, um normal chapéu não seria suficiente! 
passada esta primeira e dura etapa, entrar dentro da Catedral foi completamente regenerador. com muita pena minha, as fotos de interior não ficaram nada de especial, porque estar dentro deste espaço é mesmo um momento à parte. mais do que um templo religioso, a Catedral de Siena é uma amálgama (sem qualquer conotação negativa, antes pelo contrário) de várias épocas, reflectindo-se nas peças de arte que podemos admirar no interior - para além do exterior ser deslumbrante. só pelo chão vale a pena entrar lá dentro! é um sítio especial onde se consegue sentir a passagem do tempo, das pessoas, das coisas - sem nos sentir-mos sufocados pelo que de menos bom possa ter acontecido. raro é encontrar um espaço onde se sinta uma espiritualidade tão viva e presente (não sei como descrever isto doutra forma) e a Catedral de Siena oferece-nos esta sensação. inclusivé na cripta! e se por lá passarem, não percam a oportunidade entrar no museu da Catedral e subir à varanda! as vistas sobre a cidade (como atestam as fotografias) são de cortar a respiração!
como já não deu para entrarmos dentro do Palazzo Pubblico - sim, o tempo não dá para tudo - ficámo-nos pela entrada, fotografámos a enorme torre e acabámos por sentar no chão da Piazza del Campo, provando uma cerveja artesanal. e que bom que foi! tudo à volta da praça estava cheio, cheio de gente que se reestabelecia do imenso calor do dia e se preparava para uma noite tranquila, degustando as iguarias locais. nós lá teríamos de voltar para Florença. corremos para o comboio (do centro da cidade até à estação ainda são alguns quilómetros), de gelado na mão e cansaço no corpo e, por sorte, conseguimos entrar no comboio que partia na altura - por simpatia do revisor que nos viu chegar e esperou (e o nosso desespero porque a máquina não aceitava moeda nenhuma que lá punhamos e acenávamos que nem loucos para não nos deixarem ali)... um dia ainda lá havemos de voltar!

2 comentários:

  1. Ah! Siena! A minha cidade favorita em toda a Itália! Já lá fui duas vezes e também não pernoitei... foi assim de passagem mas ficou uma grande marca... Foi há precisamente 24 anos que lá fui pela última vez mas lembro-me de coisas como se hoje fosse. Tenho uma imagem da vila de alto, tantos miradouros sobre a catedral, a muralha. Tenho pena de não ter estado lá nas festas, sobretudo para o Palio, mas já tinha sido! Hei-de lá voltar para pernoitar, quem sabe este Agosto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. já tenho o percurso para o sul de Espanha pronto! snif... agora queres Toscana??? :-D

      Eliminar