{ the cooking duck } Chakall e os queques






há dias em que me dá, como costumo dizer, um fanico e, quase num ápice, cozinho vinte e uma receitas. não serão bem vinte e uma mas são várias. tento sempre fazer coisas que se possam reaquecer ligeiramente sem perderem muito o sabor ou, em último caso, congelar (não sou grande fã mas numa aflição sabe sempre bem ter este recurso).
ontem foi um desses dias: de ligar o forno e assar, tostar, gratinar muitos vegetais e de experimentar estes queques de papoila - outra das receitas que ficou debaixo de olho no Natural by Chakall (livro do qual já tinha falado aqui). são extremamente simples de fazer, são uma opção salgada que pode perfeitamente servir de lanche, em casa ou fora de casa.
como não me apetecia usar um queijo com um sabor muito forte, substituí o parmesão por ricota e parece-me que resultou muitíssimo bem! a forma também levou alteração: usei 12 formas pequenas e 4 ramequins ficando assim com queques de diferentes tamanhos.
experimentem que vale a pena! aliás, tanto vale a pena que já estou a magicar variações ao tema, versões que se possam levar para um piquenique de primavera ou para uma manhã de verão na praia. 


do livro Natural by Chakall
Muffins com coentros e papoila
300gr. de farinha
1 colher de chá de fermento
100g de manteiga
1 colher de chá de sal
250ml de leite
2 ovos
150gr. de queijo parmesão
1 colher de sopa de sementes de papoila
2 colheres de coentros picados


bata a manteiga até formar um creme macio. junte os ovos um a um, batendo muito bem antes de adicionar o seguinte. adicione o leite e bata novamente. numa tigela, peneire a farinha e o fermento. 
deite o preparado de manteiga sobre a farinha. com a ajuda de uma colher, misture delicadamente. junte o queijo ralado, o sal, os coentros picados e as sementes de papoila. coloque a mistura em formas próprias forradas com papel vegetal. leve ao forno pré-aquecido a 180º durante 15 minutos. desenforme e deixe arrefecer.


|fotos: Carla Martins|

Sem comentários:

Enviar um comentário