Valência



Oficina de Correos, Plaza del Ayuntamiento, Valência
Iglesia Catedral, Basilica Metropolitana de Santa Maria, Valência



Palacio del Marques de Dos Aguas

Iglesia de los Santos Juanes



La Lonja de la Seda, Património da Humanidade pela UNESCO
Plaza de la Reina


lembro-me de ter chegado a Valência por largas e povoadas avenidas. de perceber que tinha chovido torrencialmente, apesar de ser final de Agosto. de haver poças de água nas ruas, como se do Outono se tratasse. de estar calor mas não aquele calor que se espera para esta época do ano. de sermos acolhidos por queridos amigos. foi uma noite de conversa, muitos risos. uma noite quase em claro, sem adivinharmos o quanto esta cidade nos conquistaria. a primeira coisa que fizemos, no dia seguinte, foi entrar num metro de superfície em direcção à Praia de Malvarrosa. uma praia bonita, com o Mediterrâneo aos pés, de areais extensos, muito extensos, e areia mesclada de branco e escuro. o percurso até lá é curioso: saímos da grande cidade para entrar, gradualmente, num cenário de casas baixas, outras cores, outra simplicidade e... o mar! confesso que, apesar de ser um sítio lindíssimo, onde o mergulho soube tão bem, não me cativam as praias em que o vizinho do lado está a 10 cm de distância e mal se consegue ouvir o barulho das ondas. por isso, o facto de termos pouco tempo para explorar a cidade veio mesmo a calhar (risos) e fez-nos rumar a casa bem cedo!



antes da nossa visita à praia já tínhamos deitado o olho a toda a informação que o nosso amigo nos tinha passado. de entre uma escolha vasta, e muito para além do que poderíamos esperar, a opção de passeio pela cidade recaiu nos roteiros que incluíam monumentos históricos. houve imediatamente uma série de sítios que nos chamaram à atenção e pelos quais seria imprescindível passar. 
a estadia acabou por ter um extra, com o qual não contávamos: durante o dia a temperatura rondava os 42º ou 43º e a humidade era tão elevada que a sensação de calor era muito superior à temperatura registada (lembro-me de estar permanentemente a colar!); à noite, os termómetros não baixavam dos 36º... tornou-se impossível dormir! já sabíamos que Valência era uma cidade quente mas estas temperaturas tão elevadas... bem, ainda assim não se podia desperdiçar segundo!
um dos primeiros sítios onde entrámos foi no edifício dos correios, que data do início dos anos 1920. vale bem a pena dar uma espreitadela porque tem pormenores muito interessantes. a mim fascinam-me, sempre, os tectos de Art Déco!
entrando pelo centro histórico a dentro, percebe-se bem que na cidade coexistem muitos séculos. rumámos em direcção à Catedral. há tantos monumentos e edifícios históricos interessantes em Valência que se torna difícil escolher. não conseguimos ver todos e, acreditem, todos são interessantes. para além da Catedral, passámos pelo Mercado da Seda (edifício Património da Humanidade) - onde encontrámos muitas e estranhas figuras esculpidas, pelo Mercat Central, pelo Palacio del Marqués de Dos Aguas, entre outras igrejas e sítios. 
não custou nada perdermo-nos por entre ruas e becos, viver um pouco a cidade e respirar ao seu ritmo. andar muito a pé, comer umas tapas e beber umas cañas. várias vezes ao dia, abastecermo-nos de água e, quem sabe, um gelado nas mais de muitas esplanadas que pululam por todos os cantos da cidade. Valência é uma cidade pejada de turistas, ou não fosse porto de passagem para cruzeiros. mas também pejada por imigrantes africanos que invadem as ruas, com as suas bancas improvisadas de comércio, e se envolvem num jogo de esconde-esconde com as autoridades locais. um vaivém constante, estranho e, amiúde, desagradável, degradante... não consigo abstrair-me destas coisas e passar ao lado, como se nada fosse!
Valência era sem dúvida um destino sobre o qual me apetecia muito escrever. fez parte dum dos roteiros de carro mais interessantes que já fiz. um roteiro que começou com uma motivação profissional (belos dias entre Dança Histórica!) e que nos levou a sítios maravilhosos. por Valência, ficou por conhecer a parte nova da cidade: o Palau de la Musica, o Jardim do Túria, a Cidade das Artes e das Ciências. mais uma cidade a que apetece voltar (suspiros...). 
|fotos: Carla Martins|

Sem comentários:

Enviar um comentário