aproveitar as colheitas de Outono



foto instagram pedepato

já não escrevia por aqui há uma batelada de tempo. boa desculpa é, sempre, partilhar uma receita. e pelos vistos o Outono é a altura pródiga para tal: ligo o forno a toda a hora e exploro ao máximo todas as receitas, e variantes de receitas, possíveis de fazer desta forma. 
este pastéis já os tinha feito uma outra vez. para além de ter alterado a receita, porque não tinha queijo feta em casa, também não gostei da fritura com gordura e achei que, no final, ficaram demasiado secos e densos. deixo-vos a versão final e aconselho vivamente a que façam estes pastéis: são deliciosos tanto como refeição principal assim como em versão snack!


receita adaptada de livro Cozinha Vegetariana - uma selecção de mais de 100 receitas essenciais
pastéis de queijo ricotta, hortelã e batata-doce

600gr. de batata-doce, descascada e ralada
1 ovo ligeiramente batido
50gr. de farinha integral
70gr. de manteiga vegetal
100gr. de queijo ricotta
3 colheres de sopa de hortelã
sal e pimenta
azeite q.b.
cebolinho, coentros e outras ervas secas a gosto, para temperar



1. misturar a batata-doce ralada com o ovo ligeiramente batido, a farinha peneirada, a manteiga derretida, o queijo ricotta e a hortelã. temperar a mistura a gosto com sal e pimenta. envolver tudo muito bem.
2. aquecer a frigideira anti-aderente. deitar colheradas da mistura de modo a fazer pastéis e achatar ligeiramente. frite de ambos os lados, até ficarem dourados.
3. dispôr os pastéis num tabuleiro coberto com papel vegetal, regar com um fio de azeite e temperar com cebolinho, coentros ou outras ervas a gosto. leve ao forno aquecido a 160 graus, durante 15 minutos ou até ficarem estaladiços. 

Sem comentários:

Enviar um comentário