Vila Viçosa














esta viagem não é só por Vila Viçosa. começa naquele que é o meu Alentejo, onde passei muitas férias de Verão, onde aprendi tantas coisas com a minha Avó, onde tenho família de quem gosto tanto. se há um lugar seguro para onde posso sempre voltar, nem que seja em pensamentos, é para aqui (nas duas primeiras imagens!). um dia dedico-lhe um texto próprio, com fotos que lhe façam juz e que mostrem cada recanto lindo, branco, luminoso. por hoje, um pouquinho que é também uma curiosidade: a segunda imagem mostra uma réplica da Ponte sobre o Tejo. na verdade, não é réplica mas sim a ponte, em ponto pequeno, e que foi feita para testar os planos antes da própria Ponte sobre o Tejo ser construída. esta ponte em ponto pequeno serviu para unir, finalmente, duas margens (duas aldeias) e respectivos habitantes que, até aí, dependiam duma estrada, de vários e muitos quilómetros, para quebrar o isolamento, trocar matérias-primas e visitar familiares e amigos.
pois bem, esta viagem a Vila Viçosa, feita num ápice - diga-se passagem, começou numa festa de família e terminou numa estadia na Casa do Terreiro do Poço, em Borba (para quem não conhece, mesmo ao lado de Vila Viçosa). embora a nossa pernoita tenha sido bastante atribulada e quase não tenha dado para usufruir dos espaços deste turismo rural, aconselho a que visitem e lá passem uma ou, idealmente, duas noites. é um espaço lindíssimo, muito bem recuperado, com recantos de lazer fantásticos e ainda lhe podem somar a simpatia e boa-disposição dos proprietários.
pelo meio desta rápida e atribulada viagem, ainda conseguimos chegar a tempo para visitar o Paço Ducal de Vila Viçosa e apreciar a sua belíssima fachada e espaços circundantes. claro que nos espaços circundantes acabo sempre por tropeçar nas flores, nos jardins, portas e portões. uma delícia! tão serenos, calmos e mimados que estão! a visita é sempre guiada e tem horas certas - não se esqueçam de consultar o horário das visitas no site, passa por quase todos os recantos e, não podia deixar de salientar este pormenor (!), culmina na cozinha, já desactivada, onde estão expostos inúmeros utensílios, alguns deles de tamanho absurdamente grande. 
na altura em que passámos pela Vila, os espaços públicos estavam dominados pelas Festas dos Capuchos - que se realizam anualmente e no início de Setembro. conseguimos, ainda assim, passar pelo meio da Vila e chegar ao castelo. embora o Museu de Arqueologia já estivesse encerrado, deu para circular um pouco pelo interior, bem estimado, com  casas e habitantes. os sinais da festividade religiosa eram notórios!
com muita pena nossa, e porque o final da tarde e do próprio dia já era por demais evidentes, espreitar para dentro das Pedreiras foi quase impossível. conseguimos uma foto em que se consegue perceber a profundidade das escavações - parece um carrinho de brincar... mas não é (!). ficou, vincadamente, a vontade de lá voltar, em plena luz do dia, para pacientemente observar estes pedaços de chão branco e, quem sabe, assistir a um espectáculo dentro duma das Pedreiras!




|fotos: Carla Martins|


Sem comentários:

Enviar um comentário